O Museu Marítimo de Ílhavo faz 69 anos esta terça-feira e pode ser visitado sem pagar o bilhete de entrada no dia em que apresenta um novo motivo de interesse.
No dia do aniversário, com sessão comemorativa dos 69 anos marcada para as 18:00h, é inaugurada a Exposição Temporária “Caixa da Memória – Tributo aos Homens que foram ao Bacalhau Instalação e Fotografia que pode ser apreciada na Sala de Exposições Temporárias.
A Caixa da Memória é um «memorial em forma de cubo, composto por centenas de rostos de protagonistas da “faina maior” e respectivos nomes. O projecto expositivo resultou do restauro e digitalização do espólio de cerca de 20 mil fotografias e fichas de tripulantes de navios bacalhoeiros e contou com apoio financeiro do programa INFORDICO/Aveiro Digital. Porque evoca, exalta e interage, A Caixa da Memória constitui um projecto expositivo semelhante a outras abordagens estéticas de memórias do trabalho que têm sido elaboradas em museus estrangeiros e centros de arte.
Em sucessivos módulos, serão exibidas 1 200 fotos de pescadores e oficiais da pesca do bacalhau que fizeram da grande pesca o seu modo de vida entre 1935 e 1974. Familiares e amigos dos tripulantes poderão aceder a um computador instalado na exposição e solicitar cópia da respectiva ficha de inscrição marítima.»