A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro apresenta esta sexta-feira a Estratégia Territorial de Desenvolvimento da Região para o período 2014-2020,suportada nos investimentos enquadrados no Plano Territorial de Desenvolvimento para 2007-2013, implementado com o apoio financeiro do QREN.
A sessão tem início marcado para as 14:15h no salão nobre da sede.
É a estratégia da CIRA para o próximo Quadro Comunitário numa sessão que apresentará os «dados preliminares»
A conferência de dia 18 de setembro marca o início de um conjunto de ações regionais (conferências e workshops),e de 11 apresentações municipais, que visam estimular a discussão e participação da sociedade civil em torno das estratégias de desenvolvimento para Região. Este programa de divulgação culmina com a realização do Congresso da Região de Aveiro, agendado para março de 2015.
A conferência conta com as intervenções de José Eduardo de Matos, Secretário Executivo Intermunicipal; Filipe Teles, Pró-Reitor da UA; Manuel Assunção, Reitor da UA; José Ribau Esteves, Presidente do Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro; Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), e Manuel Castro Almeida, Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional.
Segundo a CIRA, o plano «resulta de um trabalho apurado de diagnóstico socioeconómico e da interação entre os diferentes interlocutores regionais. Este processo tornou possível a apresentação de uma visão alargada, pública e privada, plural e consensualizada de enquadramento do bem comum regional».
A cooperação CIRA-UA «reflete o caminho experienciado na elaboração e implementação da estratégia integrada pós 2007, com o cruzamento de saberes, a capacitação institucional e o ambiente positivo, que dotaram a Comunidade Intermunicipal e os seus 11 Municípios de projetos valorizadores do capital humano, social e natural da Região de Aveiro», segundo comunicado.