O movimento cívico Amigos d’Avenida defende um debate sobre concurso público lançado no Diário da República para a constituição do direito de superfície para a concepção, construção e exploração de quatro parques de estacionamento público em subsolo e concessão da exploração de um parque de estacionamento sito no Mercado Manuel Firmino e de lugares de estacionamento oneroso na via pública, em Aveiro.
Para aquele movimento, um debate público devia anteceder «qualquer decisão definitiva sobre a matéria. A discussão poderia começar por esclarecer a fundamentação técnica da necessidade dos parques de estacionamento e de que modo é que estas operações (estacionamento e concessão) vão ao encontro dos objectivos e propostas dos planos (de mobilidade e da Avenida) que a autarquia tem em desenvolvimento».
Cita «estudos recentes referem que a oferta de parques de estacionamento pagos subterrâneos no centro de Aveiro (Fórum, Marquês de Pombal, Manuel Firmino, entre outros) têm uma baixa taxa de ocupação, menor que 30%, existindo uma capacidade instalada não utilizada próxima dos 1.800 lugares. Mesmo o estacionamento pago à superfície tem a taxa de ocupação que não ultrapassa os 80%».