Quinta-feira, 27 Março 2025
InícioNegóciosMove Aveiro pode captar mercado de Vagos

Move Aveiro pode captar mercado de Vagos

A autarquia de Vagos pode estar «disponível» para integrar uma empresa de transportes intermunicipal, admitiu o presidente da Câmara de Vagos, noticia o Diário de Aveiro.

«Rui Cruz, que comentava a possibilidade do serviço da MoveAveiro (empresa municipal de mobilidade de Aveiro) poder vir a ser alargado, no futuro, às autarquias vizinhas (Oliveira do Bairro, Estarreja, Ílhavo e Vagos), disse ao Diário de Aveiro que ainda não foi contactado nesse sentido por parte da Câmara aveirense, liderada por Élio Maia. «Mas, em princípio, estaremos receptivos», acrescentou.
Tanto quanto apurou o Diário de Aveiro, está projectada a concessão de um serviço de transportes urbanos para Vagos, logo que as estradas nacionais que atravessam o concelho fossem beneficiadas e desclassificadas.

Uma questão «delicada», considerou Rui Cruz, que por enquanto desconhece se o referido serviço pode ou não funcionar, em estradas que de momento são servidas, em regime de monopólio, por duas operadoras privadas (Avic e Rodoviária da Beira Litoral). «Apesar de contactada, por diversas vezes, a Direcção Geral de Viação ainda não se pronunciou», referiu o autarca vaguense, que equaciona, para já, remodelar a rede de transportes escolares.

De referir que o lançamento de uma empresa intermunicipal foi avançada, no principio do corrente ano, pelo presidente do Conselho de Administração da MoveAveiro. Pedro Ferreira (também vereador na Câmara de Aveiro), que confirmou publicamente a situação deficitária daquela empresa, não enjeitou a hipótese de poder ser adoptado um sistema mais amplo, liderado pela MoveAveiro, integrando empresas de outros municípios ou particulares.»

Notícias recentes