As investigadoras Nélia Silva, Eloísa Macedo, Margarida Coelho e Mariana Vilaça do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Universidade de Aveiro desenvolveram um modelo matemático que calcula a probabilidade dos acidentes envolverem peões ou ciclistas e esperam possa ser «uma ferramenta útil para entidades e autoridades locais e regionais, no sentido em que permite planear o reforço de medidas de segurança rodoviárias consoante as especificidades de cada cidade».
Num trabalho a pensar em Aveiro, Porto e Lisboa e Porto os cientistas do grupo de investigação em tecnologia dos transportes analisaram mais de 4400 acidentes que envolveram peões e ciclistas entre 2012 e 2015. Dos 4439 acidentes com peões e ciclistas, 7% foram em Aveiro, 29% no Porto e 64% em Lisboa. Em Aveiro, metade dos acidentes envolveu ciclistas e a mesma percentagem peões. No Porto, cerca de 9% dos acidentes envolveram ciclistas, e em Lisboa cerca de 10%.
Segundo Margarida Coelho, coordenadora do grupo de investigadoras, a maior parte dos acidentes foi em estações ferroviárias, zonas comerciais e espaços turísticos dos centros históricos das cidades. «Em consequência destes acidentes, 90 a 97% dos feridos foram ligeiros, 2 a 8% feridos graves e 1 a 2% resultaram em vítimas mortais”.