Domingo, 15 Setembro 2024
InícioAveiroMenos licenças de construção

Menos licenças de construção

O Centro do país aprensentou em Outubro passado uma variação negativa de 0.5% dos últimos 12 meses face ao período homólogo anterior no que respeita ao número de licenças concedidas pelas câmaras municipais (construões novas, ampliações, alterações, reconstruções e demolições de edifícios), de acordo com os resultados preliminares disponíveis no Instituto Nacional de Estatística.

No país, a variação relativa média dos últimos 12 meses face ao período homólogo anterior foi de 2.6%, traduzindo uma aceleração comparativamente ao mês anterior.

Registaram-se variações relativas médias positivas nas regiões dos Açores (21.4%), Norte (6.0%), Algarve (5.8%) e Alentejo (4.2%). Apresentaram variações relativas médias negativas as regiões da Madeira (-12.7%), Lisboa e Vale do Tejo (-1.8%) e Centro (-0.5%).

O número total de licenças para obras, no País, aumentou 0.7% relativamente ao mês homólogo do ano anterior, correspondendo a um número total de 5278 licenças.

Em Portugal, do total de licenças concedidas em Outubro de 2002, 76.1% referem-se a licenças para construções novas, das quais 83.8% destinadas à habitação.

No período de Novembro de 2001 a Outubro de 2002, no País, 79.0% do total de obras licenciadas corresponderam a construções novas, das quais 85.1% destinadas à habitação.

O número total de construções novas licenciadas para habitação registou, nos últimos doze meses e face ao período homólogo anterior, uma variação relativa média de -1.4%, acentuando-se a tendência decrescente do número de licenças,registada nos últimos meses.

Notícias recentes