Segunda-feira, 9 Setembro 2024
InícioAveiroMelhor tese é de Aveiro

Melhor tese é de Aveiro

A melhor tese nacional de Doutoramento em Mecânica Computacional de 2002 é a de Rui Pedro Ramos Cardoso, docente no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, segundo a Associação Portuguesa de Mecânica Teórica, Aplicada e Computacional.

Com esta nomeação passa a candidata à Melhor Tese Europeia de Doutoramento em Mecânica Computacional, distinção atribuída pela European Community on Computacional Methods in Applied Sciences (ECCOMAS).

A sessão para entrega do certificado nacional realiza-se durante o VIII Congresso Nacional de Mecânica Aplicada e Computacional, entre 31 de Maio e 2 de Junho do próximo ano, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa.

“Desenvolvimento de Elementos de Casca de Integração Reduzida com Modelos Materiais Anisotrópicos para Processos de Conformação Plástica de Chapa”, é o título da tese.

O Júri de Avaliação considerou que tem uma “relevância prática considerável e mereceu a atenção de inúmeros investigadores nas últimas décadas”.

No trabalho do docente de Aveiro, é apresentada a resolução de um problema. “Uma clara, eficiente e inteligente proposta de resolução”, segundo o júri. Considerando ainda que “o tópico de investigação abordado pelo autor situa-se num nível científico avançado, exigindo um conhecimento profundo”.

Na tese, o autor desenvolve um modelo numérico para aplicações em conformação plástica de chapa que inclui três aspectos fundamentais: formulação de novos elementos de casca de integração reduzida; modelos constitutivos considerando a anisotropia plástica do material; procedimentos de análise do contacto-impacto em estruturas do tipo casca.

“As dificuldades causadas pela presença de grandes deformações e rotações e a necessidade premente de poupar tempo de cálculo na solução de grandes problemas industriais, tornou o desenvolvimento de elementos finitos do tipo casca um permanente desafio para engenheiros e especialistas em análise numérica”.

A proposta de resolução que resulta na criação de dois novos elementos finitos com integração reduzida e “mostra uma grande familiaridade com muitas subtilezas dos elementos finitos e da teoria da deformação dos elementos de casca”.

Notícias recentes