Um “corrupio de Ministros e Secretários de Estado, em visitas e inaugurações” considera a CDU de Aveiro reprovando a atitude que diz ir “muito além das atribuições de um governo demitido e demissionário”, segundo uma nota da coligação avaliando a participação do Governo nesta fase de pré-campanha.
Está assim transformada em prática normal e corrente o uso e abuso
A coligação PCP.PEV diz estar perante “o uso e abuso do aparelho de Estado para fins marcadamente eleitoralistas”.
Observando as últimas deslocações, a CDU registou a participação de elementos do Governo em autarquias do PSD ou do CDS-PP, como o Secretário de Estado da Educação a inaugurar as Piscinas de Oliveira do Bairro, o Secretário de Estado da Juventude, na assinatura de um protocolo em Oliveira de Azeméis; o Secretário de Estado Ajunto da Segurança Social e da Família em inaugurações e visitas em Anadia, Albergaria-a-Velha e Oliveira de Azeméis; o Ministro da Saúde, acompanhado da Secretária de Estado (PSD e candidata no distrito) numa visita ao Hospital de Estarreja (cujo administrador é também candidato do PSD).
A CDU está atento à agenda. “Os próximos dias não serão menos férteis em visitas e iniciativas: a Secretária de Estado da Saúde (PSD e candidata no distrito de Aveiro) estará em Castelo de Paiva, o Secretário de Estado da Educação assina um protocolo; o Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Agricultura estará presente na inauguração do Laboratório da Estação Vitivinicola da Bairrada; o Ministro da Segurança Social (Cabeça de Lista do PSD em Setúbal) visita Vagos, Oliveira de Azeméis e Estarreja, onde, em 7 iniciativas faz 6 inaugurações. Sublinhe-se ainda que o Ministro da Agricultura será entronizado confrade do Bacalhau, em Ílhavo (PSD)”.