Paulo Macedo é o novo presidente do Conselho Geral da Universidade de Aveiro – o «mais importante órgão de governo da instituição» – na sequência de uma relação «de longa data, tendo sido recentemente reforçada com a assinatura de um Protocolo de Mecenato Plurianual com impacto significativo na valorização do ensino superior, da investigação científica e da inovação, bem como pela parceria estabelecida para a concretização da Nave Caixa UA».
O novo presidente do Conselho Geral da UA é presidente da Comissão Executiva e vice-presidente do Conselho de Administração da Caixa.
São membros cooptados, externos à UA, Ana Figueiredo, presidente executiva da MEO; Dino D’Santiago, músico; Maria João Ruela, consultora na Presidência da República; e Sofia Crisóstomo Silva, do grupo TRIVALOR.
«Estreantes na função, à exceção de Sofia Crisóstomo Silva, que se mantém, os cinco conselheiros externos, de distintas áreas de ação/conhecimento, escolhidos pelos representantes da academia, integram agora o mais importante órgão de governo da instituição», segundo a UA.
O Reitor Paulo Jorge Ferreira «sublinhou a satisfação da Reitoria por continuar a contar com a presença de membros externos no Conselho Geral. Desejou felicidades a todos, afirmando a total disponibilidade para encontrar sempre as melhores soluções para as grandes questões estratégicas da Universidade».
Paulo Macedo «O novo presidente do Conselho Geral da UA é presidente da Comissão Executiva e vice-presidente do Conselho de Administração da Caixa, Licenciado em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa (1986), completou o Programa de Alta Direção de Empresas – PADE da AESE/IESE e participou em diversas Formações Executivas (MIT, Harvard Business School, INSEAD, IMD, Wharton, Stanford).
É professor catedrático convidado, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) e no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade de Lisboa. É membro do Conselho de Curadores da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), membro do Conselho Consultivo do Instituto Superior Técnico (IST) e membro do Conselho Consultivo Estratégico da Reitora – Universidade Católica Portuguesa.
Foi vice-presidente do Conselho de Administração Executivo do Banco Comercial Português, entre 2008 e 2011, ministro da saúde entre 2011 e 2015 e diretor-geral dos Impostos e presidente do Conselho de Administração Fiscal, de 2004 e 2007.
Entre as várias distinções com que já foi agraciado, destaque-se as de Grande Oficial da Ordem Oficial do Infante D. Henrique (2006) e Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (2016), assim como as de Líder com Melhor Reputação no Ranking dos líderes empresariais com melhor Reputação em Portugal, pelo estudo RepScore da OnStrategy (2023), Líder com Melhor Reputação no Ranking dos líderes empresariais com melhor Reputação em Portugal, pelo estudo RepScore da OnStrategy (2024) e Gestor do Ano 2024, atribuído pelo Alumni Económicas – Associação dos Antigos Alunos do ISEG, com o apoio do ISEG (2024)».