Mara Freire, investigadora coordenadora e cientista do Departamento de Química e do CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro da Universidade de Aveiro foi reconhecida como uma cientista influente, pelo jornal Industrial & Engineering Chemistry Research da Sociedade Americana de Química.
Um reconhecimento que é dirigido a investigadores «com menos de 10 anos de independência científica, tendo por base a qualidade da sua investigação e respetivo impacto em demais investigadores e comunidade científica», segundo comunicado da UA.
Segundo o comunicado, Mara Freire e a sua equipa de investigação «têm trabalho na interface da Engenharia Química, Química Verde e Biotecnologia no desenvolvimento de técnicas de separação mais eficientes, sustentáveis (grande parte delas resumindo-se a uma única etapa) e idealmente aplicáveis à escala industrial para uma vasta gama de produtos de valor acrescentado, grande parte deles com capacidade terapêutica.
Para além de estudos aplicados, grande parte da sua carreira científica foi dedicada ao estudo fundamental dos mecanismos moleculares que regem alguns processos de separação».
O reconhecimento deveu-se ao «desenvolvimento de trabalhos nestas áreas, multidisciplinaridade e trabalho de equipa».