São esperados mais dez mil alunos na Universidade de Aveiro nos
dias 2, 3 e 4 de Maio, nas Competições Nacionais de Matemática –
MINImat, MAISmat, EQUAmat e mat12, promovidas pelo Projecto Matemática Ensino (PmatE.)
«Estimular os alunos a um contacto mais próximo com a Matemática e induzi-los ao seu estudo é o grande objectivo destas competições que associam os conteúdos leccionados na sala de aula ao factor lúdico», segundo a organização.
A «Festa da Matemática» começou esta quarta-feira, com a 4ª Edição da
MINImat, para 1500 alunos dos 3º e 4º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico de 75 escolas.
Esta quinta-feira, os alunos dos 2º e 3º ciclos de ensino participam nas competições de matemática MAISmat – 2ª Edição e EQUAmat – 16ª Edição, respectivamente. Para a competição MAISmat, o PmatE prevê receber 2 mil alunos do 5º e 6º anos, vindas de 90 escolas. A grande novidade chega com a emblemática EQUAmat, que, nesta edição, está dividida por anos, existindo três competições: uma para o 7º, outra para o 8º e por fim, uma para o 9º ano, com 4 mil alunos a concorrer, de 200 escolas.
O último dia, sexta-feira, será dedicado aos alunos do ensino secundário com a competição de matemática mat12 que, pela primeira vez, se repartirá em duas competições – uma para o 10º e 11º anos e outra para o 12º ano, com 2500 alunos a concorrer provenientes de 70 escolas.
«Como é disponibilizado via Internet, este software combina a atracção das novas tecnologias com o desafio e com a exigência, procurando promover hábitos de estudo(individual e em grupo) e a respectiva interacção com o professor. Quando apresentado no modo competição, pretende aliar os conhecimentos curriculares ao jogo e ao desafio, ajudando a superar dificuldades e a contribuir para a construção do
saber e do gosto pela matemática.»
Para as escolas que não se poderiam deslocar nestes dias à Universidade de Aveiro, o PmatE realizou a 8 de Março a REDEmat, competições à distância para todos os ciclos de ensino, com a Final a realizar-se nas Escolas que dinamizaram as competições, «colocando todos os distritos, todas as regiões, bem como dois países em competição, permitindo que toda a comunidade estudantil estivesse unida tecnogicamente em torno da matemática, apesar de geograficamente separada», segundo uma nota da UA.
O PmatE lançou ainda o Roadshow CAIXAmat em parceria com a Caixa Geral de Depósitos. Começou a 29 de Janeiro num périplo pelo país envolvendo 32 mil alunos de 16 distritos do país e por 25 das 29 escolas que visitará, estimando-se em 50 mil o número de alunos a envolver.
Num camião TIR os alunos realizam as competições de matemática MINImat, MAISmat, EQUAmat e mat12 e uma competição de biologia, o bioNTE, fazem experiências de física, química, biologia e robótica
A Final desta digressão terá lugar no Campus Universitário de Santiago, coincidindo com as competições nacionais de Maio culminando com o arranque de Aveiro – Capital da Matemática, «uma iniciativa que visa impulsionar o gosto pela Matemática e pela Ciência».
«Durante 12 meses, a cidade de Aveiro proporcionará a todos os seus
residentes e visitantes um conjunto de eventos matemáticos da mais alta qualidade, atraindo novos públicos para as questões da matemática. Exposições, conferências, congressos, teatros, experiências, competições serão apenas alguns dos muitos
eventos que Aveiro irá acolher nos seus espaços culturais.