Câmara de Aveiro acusa a Junta de Freguesia de S. Jacinto de ocultar dívida de 200 mil euros à AdRA, Junta de Freguesia não se pronuncia
Numa reunião, esta quinta-feira, a Câmara de Aveiro retirou a gestão do parque de campismo à Junta de Freguesia de S. Jacinto e acusou esta autarquia de ocultar uma dívida de 204.429,56 euros à AdRA.
A perda da gestão do parque de campismo era esperada. A Junta poderá continuar a gerir mas só até 31 de Outubro. A 1 de novembro a gestão passará para a Câmara que nesse dia fecha o parque para obras. Decidiu retirar a gestão devido a «graves e reiterados incumprimentos por parte desta Junta, na gestão da exploração do referido Parque, ao que acresce a sua grave e irregular situação financeira».
Quanto à dívida é «acumulada desde 2016 embora muito agravada em 2020, 2021 e 2022 e que a Junta de Freguesia sempre ocultou da Câmara, do Secretário da Junta, da Assembleia de Freguesia e da população». O abastecimento não foi cortado porque Ribau Esteves, «sensibilizou a empresa para o facto de permanecerem pessoas neste espaço e tendo em linha de conta a iminência do encerramento do Parque de Campismo e a assunção da sua gestão pela Câmara».
Quanto à situação financeira, «os diversos processos executivos de penhoras de créditos sobre a Junta de Freguesia, com uma concentração em 2021, no valor global de cerca de 150.000 euros por dívidas a várias empresas de diversas tipologias de atividade». Por isso conclui que a situação financeira da Junta é «muito grave».