Domingo, 15 Junho 2025
InícioAveiroJunta anuncia rejeição de avenida pelo Padre Félix

Junta anuncia rejeição de avenida pelo Padre Félix

A Junta de Freguesia de São Bernardo anunciou esta terça-feira «congratular-se com a decisão de a Câmara de Aveiro ter retirado do Plano de Urbanização, a abertura de uma alegada “Avenida” em São Bernardo, proposta pelo anterior executivo camarário», liderado pelo socialista Alberto Souto.

A Junta diz que a posição é apoiada «pelo Padre José Félix de Almeida, Fundação Padre Félix e outras instituições e individualidades da Freguesia».

Refere ainda a autarquia que «um inquérito distribuído por toda a população mostrou, igualmente, resultados inequívocos a favor da rejeição. Finalmente, o expressivo resultado das últimas eleições autárquicas reforçou, sem margem para dúvidas, a injustiça das referidas rejeições».

Ainda segundo a Junta, a decisão, tomada pelo Executivo camarário, liderado por Élio Maia, ex-presidente da Junta de Freguesia de S. Bernardo por a mesma reflectir o consenso da esmagadora maioria dos habitantes de São Bernardo, manifestado em Assembleias de Freguesia extraordinárias convocadas para o efeito».

Para a actual Junta, «a abertura da referida “Avenida” iria ser feita no sentido Este/ Oeste, não constituindo assim, obviamente, alternativa à actual “Estrada de São Bernardo” e iria confluir com o Adro da Igreja, local onde seria construída uma rotunda».

São ainda factores negativos o facto do «traçado proposto colocava a citada “Avenida” a passar pertíssimo do Centro Paroquial, Centro de Dia, ATL, Infantário, Posto Médico, Igreja, Residência Paroquial, Cemitério e também junto da actual sede social da Associação Cultural de São Bernardo, antiga Fanfarra do Centro Paroquial».

Para a Junta de Freguesia, «não se tratava da abertura de uma “Avenida”, mas sim de uma VIA-RÁPIDA que iria cortar a Freguesia de São Bernardo ao meio. Viria a servir, ainda, de ligação entre a EN 235/335/ e a futura estrada Aveiro – Águeda, retirando assim trânsito da actual EN 109, facto que arrastaria para o centro da nossa terra e para muito perto do seu local mais nobre e prestigiado, uma inusitada confluência e densidade de trânsito».

A Junta pretende ainda solicitar ao Presidente de Mesa da Assembleia de Freguesia, que agende para a sessão deste órgão deliberativo, a realizar na última semana de Setembro, a discussão e votação» do assunto em causa.

Notícias recentes