Jozef Chovanec é o novo treinador do Beira-Mar sucedendo a Manuel Cajuda no comando técnico do clube. Entra em funções a 27 de Dezembro.
Chovanec é um ex-jogador e seleccionador checo.
O Beira-Mar também contratatou o búlgaro Stoycho Mladenov para treinador-adjunto.
Continuam na equipa técnica Ricardo Guerra e Paulino Silva.
Carreira
Jozef Chovanec é ex-internacional checoslovaco e ex-seleccionador da República Checa.
Chovanec orientava a selecção da República Checa que se apurou para o Euro 2000 sem perder um único ponto na fase de qualificação.
Enquanto jogador, iniciou a sua carreira nos amadores do Gumarne Puchov, transferindo-se depois para o Sparta de Praga, onde jogou durante largos anos, chegou a capitão de equipa e treinador.
Jogou no RH Cheb e no PSV Einhoven e foi internacional checo por 52 vezes (com quatro golos) e capitão da selecção no Mundial de 1990, em Itália, onde a formação europeia chegou aos 1/4 de final. Foi considerado o melhor jogador checo em 1986.
Como técnico, para além da selecção, foi campeão checo pelo Sparta de Praga em 1996/97 e foi considerado o segundo melhor treinador do ano pela IFFHS em 1999 e o sexto em 2000.
Em Outubro deste ano, o seu nome foi falado como forte hipótese para assumir a selecção da Rússia, curiosamente, após a goleada sofrida diante Portugal em Alvalade, e para o Lech Varsóvia.
Jozef Chovanec orientou entre 2002 e 2004 o FC Marila Pribra e o FC Slovan Bratislava.