Segunda-feira, 9 Dezembro 2024
InícioAveiroJovem de 18 anos desaparece no mar

Jovem de 18 anos desaparece no mar

Um jovem, de 18 anos, residente na Gafanha da Nazaré, Ílhavo, desapareceu ontem, cerca das 19.30 horas, no mar, na Praia da Barra, Ílhavo, confirmou, ao JN, o comandante da Capitania do porto de Aveiro, Alves Salgado.

«O desaparecido – Pedro Daniel Teixeira Sousa – encontrava-se a nadar perto do esporão sul da praia juntamente com mais três colegas, menores, que foram salvos.

O mar estava forte, apesar da ondulação não ser muito elevada, daí o facto da bandeira amarela estar hasteada. Como muitas vezes acontece, o quarteto “ficou muito tempo na água, acabando por não terem força para regressar”, explicou Alves Salgado.

Os jovens pediram socorro, levando cinco nadadores-salvadores para o mar. “Conseguiram resgatar três, mas um desapareceu entre as ondas”, refere o comandante da capitania de Aveiro.

A operação de salvamento levou para o local duas embarcações, uma da Polícia Marítima e outra do Instituto de Socorros a Naúfragos.

Apesar das buscas, o jovem de 18 anos não foi encontrado, tendo a operação de salvamento sido suspensa ao anoitecer, cerca das 21 horas. “As buscas são reatadas hoje, às 8.30 horas, já com o apoio aéreo de um helicóptero da Força Aérea”, adianta Alves Salgado.

O comandante da Capitania responde a algumas críticas de banhistas, explicando não ter sido possível contar ontem com o apoio aéreo “devido ao adiantado da hora e à consequente fraca visibilidade para as operações”. Também as acusações de lentidão foram rejeitadas. “Dez minutos depois do alerta dado pelos jovens já a embarcação da Polícia Marítima estava na zona”, responde Alves Salgado.

Na época balnear do ano passado, apesar de se terem registado 41 incidentes, não houve qualquer afogamento na área da capitania de Aveiro.» (JN)

Notícias recentes