Sexta-feira, 11 Outubro 2024
InícioAveiroInvestigadora da UA com 75 mil euros para combater resistência antimicrobiana responsável...

Investigadora da UA com 75 mil euros para combater resistência antimicrobiana responsável por 10 milhões de mortes

Mara Freire, investigadora do CICECO, Departamento de Química da Universidade de Aveiro, foi uma das primeiras 40 mulheres selecionadas para beneficiar de apoio financeiro e mentoria entre 820 candidaturas.
Mara Freire, candidatou-se com a RYAPURTECH, spin-off da UA, da qual é co-fundadora e CEO, apresentando terapias para combater a resistência antimicrobiana, «sendo este um dos desafios mais críticos da atualidade. Sem soluções inovadoras, prevê-se que em 2050 a resistência antimicrobiana seja responsável por 10 milhões de mortes por ano». O financiamento será dirigido ao projeto Ymmune, «proporcionado as condições para continuar os ensaios pré-clínicos e impulsionar o desenvolvimento da RYAPURTECH, promovendo simultaneamente a liderança feminina no setor de deep tech na Europa».

O apoio é atribuído no âmbito do Women TechEU, financiado pela União Europeia ao longo de dois anos, e através de quatro calls, «pretende apoiar no total 160 mulheres que lideram startups de deep tech na Europa, facultando-lhes mais oportunidades e recursos para prosperarem».

Cada beneficiário recebe um apoio financeiro no valor de 75 mil euros e um «programa personalizado de desenvolvimento empresarial que inclui mentoria, coaching e formação específica, entre outras opções».

A missão do Women TechEU é «criar um ecossistema de empreendedorismo mais equilibrado em termos de género, na medida em que a diversidade impulsiona a inovação e o crescimento e sustentabilidade das empresas».

Notícias recentes