Investigadores dos departamentos de Física e Biologia da Universidade de Aveiro (UA) vão avaliar o potencial de exploração aquícola das zonas estuarinas portuguesas, para cada uma das espécies de interesse comercial com potencial produtivo.
O objetivo é”ajudar quem pretende investir na aquacultura
A equipa de uinvestigação pretende criar um sistema que avalia o potencial, um estudo que exclui os estuários Douro e Arade, vedados à aquicultura. O sistema poderá ser disponibilizado aos agentes do sector.
O projeto será desenvolvido pelo Núcleo de Modelação Estuarina e Costeira liderado por João Miguel Dias (coordenador), do Departamento de Física, e pelo Laboratório de Microbiologia Aplicada, liderado por Adelaide Almeida, do Departamento de Biologia, ambos integrados no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM). De acordo com o coordenador do AquiMap, a Associação Portuguesa de Aquacultores “mostrou-se muito interessada nos resultados deste projeto e disponível para colaborar no seu desenvolvimento, fornecendo todas as informações necessárias para a sua concretização”.