Quarta-feira, 16 Julho 2025
InícioAveiroInvestigação da UA avaliada com notas máximas

Investigação da UA avaliada com notas máximas

Quase 100 por cento dos Centros de Investigação da Universidade de Aveiro (UA) foram avaliados com notas máximas com Excelente e Muito Bom, sendo as classificações alcançadas por 19 dos 20 centros de investigação científica da UA, uma avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) 2017/2018.

Segundo a UA, “as classificações da FCT vêm ditar o financiamento que cada centro terá para implementar os seus planos estratégicos entre 2020 e 2023. O financiamento global a distribuir pelas unidades de investigação do país ascende a cerca de 526 milhões de euros, incluindo 1600 novas bolsas de doutoramento”.
Segundo a UA , classificações que colocam a UA no topo da investigação de ponta realizada em Portugal.
“Esta avaliação premeia a UA e os seus investigadores pela excelência da investigação que se tem vindo a desenvolver, como resultado do esforço, dedicação, mérito e estratégia de toda a nossa comunidade científica. No entanto, aumenta significativamente a responsabilidade de almejar e trabalhar para no futuro se obterem resultados e classificações ainda melhores”, segundo Artur Silva, vice-reitor da UA para a área da investigação.
Algumas das áreas científicas em que as unidades de investigação da UA que a FCT atribuiu notas máxima são Ciências Sociais, Saúde, Materiais, Nanotecnologia, Química, Alterações Climáticas, Engenharia Mecânica, Psicologia, Matemática, Design, Música e Engenharia Eletrónica.

Obtiveram a classificação de Excelente os centros de investigação CESAM, CICECO, CIPES, I3N, REQUIMTE, WJCR e INET-md. Com Muito Bom foram avaliados os centros iBiMED, DigiMedia, GeoBioTec, TEMA, CIDMA, CLLC, CIDTFF, ID+, GOVCOPP, IEETA, CINTESIS e IT.

Notícias recentes