A Câmara Municipal de Aveiro quer «lavar a cara» aos edifícios das Ruas dos Botirões e Cais dos Mercantéis, harmonizando a sua cor e indicando correcções a promover nalguns imóveis, noticia o Diário de Aveiro.
«A ideia já tinha sido avançada pelo anterior Executivo de Alberto Souto e o projecto foi ontem apresentado publicamente aos moradores, durante uma sessão que teve lugar na sede da Junta de Freguesia da Vera Cruz.
A autarquia procura mecenas para a intervenção que terá a duração de cinco meses. O início da intervenção está previsto para o próximo mês de Julho. As situações serão ainda avaliadas individualmente e a intervenção só avançará caso haja consentimento dos proprietários.
À primeira vista alguns moradores não aceitaram bem a ideia. «Será justo embelezarem aquilo que não tem qualidade de vida?», questionava António da Cruz Bento. Depois dos técnicos da Câmara lhe explicarem alguns pormenores – sobretudo o de que não teria de pagar nada –, o morador confessou que iria aceitar a intervenção, admitindo que a sua casa «é um aborto». Já Manuel Oliveira, outro morador, diz que «o projecto está bem feito, pois dá mais brilho à zona».
De acordo com o arquitecto José Quintão, os moradores poderão, inclusive, negociar as cores das fachadas das suas habitações, fazendo ajustes, sem nunca pagarem por isso, no âmbito deste projecto de requalificação urbana na área envolvente ao Canal da Praça do Peixe.
O vereador Carlos Santos salienta a importância do projecto «que irá dar maior qualidade de vida aos proprietários e alindar a zona». O vereador recorda que também está em curso um levantamento exaustivo do estado em que se encontram os imóveis da Avenida Dr. Lourenço Peixinho com vista a uma futura requalificação.» (Diário de Aveiro)