Hermínio Loureiro confirmou esta segunda-feira a sua candidatura, nas eleições de 10 de Agosto, à Presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e do discurso feito em conferência de imprensa no Porto, foi dado um particular destaque à saúde financeira da modalidade.
Este adepto do Sporting e sócio do Beira-Mar, deputado do PSD, eleito pelo círculo de Aveiro há vários mandatos, ex-secretário de Estado do Desporto, mostrou as contas do último anuário das finanças do Futebol Profissional que, na principal liga nacional, mostra que «foi capaz de gerar 248 milhões de euros de receitas, que contrastam com os 270 milhões que fizeram a coluna das despesas».
«O grande desafio dos próximos anos será um desafio de competitividade, também fora dos relvados. Na saúde financeira, nos compromissos conjuntos de imposição de regras de mercado, na responsabilidade de quem dirige em perceber a realidade social, económica e financeira em que estamos inseridos».
O aspecto das finanças preocupa o candidato que enuncia a «primeira medida» a tomar no caso de ser eleito: «uma profunda avaliação de custos na estrutura que dirige o futebol profissional, visando a sua diminuição (…) uma diminuição que seja assente no objectivo permanente de ser mais eficaz com menos recursos».
Noutro passo, no caso de ser eleito diz que não ficará calado «se o futebol profissional passar a estar inserido no regime geral
das prestações sociais, quando nas primeiras páginas da informação lá se usa o futebol como grande devedor ao fisco» ou se as receitas do Totobola «baixam todas as semanas, mas as obrigações dos clubes se mantêm».
No cargo, irá reivindicar «programas e medidas especiais de apoio à requalificação das infra-estruturas dos clubes».
O candidato esclareceu outros pontos como a defesa da saída da arbitragem do contexto da Liga Portuguesa de Futebol profissional, como sugere a lei em discussão». Contudo, considerou «mais importante que isso é que o sector da arbitragem caminhe muito depressa para a profissionalização».
Também defende a «profissionalização de algumas modalidades».