InícioAveiroHelena Roseta em Aveiro parecia ser da oposição

Helena Roseta em Aveiro parecia ser da oposição

A apresentação da moção de Helena Roseta ao congresso do PS, sob o tema «Solidariedade e cidadania», parece uma intervenção da oposição, diminuindo a prestação do Governo liderado por José Sócrates ou criticando as opções tomadas.

A socialista critica José Sócrates as sessões de apresentação da sua moção É «em jantares onde fala e ninguém pergunta». Helena Roseta explicou as razões da sociedade portuguesa estar «crispada» e haver uma «inquietação porque as pessoas não sabem o futuro», num cenário em que os socialistas têm «dificuldade na governação».

Na economia, ainda há poucos dias o ministro da pasta disse que a crise tinha chegado ao fim, embora tenha emendado a seguir, mas Helena Roseta diz que, quanto a crescimento, «há pequenos sinais insuficientes». Os dados são graves: «todos os dias fecham empresas e há deslocalizações». No Código do Trabalho não esperava que depois de tão criticado pelo PS, no Governo fez apenas «mexidas cirúrgicas». Na saúde, diz que o PS «não pode ter duas linguagens, uma quando era oposição e outra, agora, no Governo». Roseta é contra o pagamento das taxas de internamento e cirurgia – é o mesmo que pagar «impostos várias vezes». José Leitão, que acompanhou Helena Roseta na apresentação da moção em Aveiro, diz que «não se pode chamar taxas reguladoras porque não podem regular».

Reconhece «passos dados» na educação mas há «crispação entre a ministra e os professores» e quanto ao aumento da factura da electricidade, Helena Roseta defende a discussão aberta e não a tomada de decisões em «gabinetes fechados».

Notícias recentes