Sábado, 19 Abril 2025
InícioAveiroGuardar as máquinas para pagar indemnizações

Guardar as máquinas para pagar indemnizações

As 84 trabalhadoras da Bawo de Estarreja continuaram esta segunda-feira junto às instalações da empresa de roupa de criança e sem qualquer acção da administração que suspendeu a actividade, a decisão tomada foi de “intensificar as formas de luta”.

No primeiro dia depois das “férias”, durante as quais a administração tentou retirar as máquinas das instalações, mas foi impedida pelas trabalhadoras, esta segunda-feira prometia novidades mas a administração não fez qualquer declaração. Contudo, a vigília continuou e as trabalhadoras mantêm-se no local de forma a que a maquinaria não seja retirada e instalada numa unidade no Egipto.

Nesta segunda-feira, um grupo manifestou-se em frente à Câmara de Estarreja e ouviram do presidente da autarquia esforços para encontrar alternativas de emprego no concelho.

Sem qualquer decisão, o Sindicato Têxtil de Aveiro já pediu à Inspecção do Trabalho que fossem tomadas medidas enquanto que ainda se desconhecem resultados da providência cautelar que impeça a saída das máquinas, sendo esta uma segurança para que, no caso de haver lugar a indemnizações devido ao provável fecho da empresa, a empresa possua bens para vender.

Na sequência da acção das trabalhadoras que impediram a saída da maquinaria, a administração instaurou processo disciplinares argumentando com o impedimento de instalação de nova linha de montagem.

Notícias recentes