Aumentou a afluência aos serviços de urgência nos hospitais de Aveiro com uma média diária de 460 admissões e o de Águeda, uma média 120 admissões diárias – devido ao aumento de incidência das infeções respiratórias/gripe – por isso aumentam os tempos de espera e o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) reforçou a capacidade de resposta abrindo 23 novas camas.
Contudo, segundo a Administração do CHBV, verifica-se que 69% das admissões “deveriam ter recorrido ao Cuidados de Saúde Primários – Centros de Saúde/Unidades de Saúde Familiar – libertando os profissionais do Serviço de Urgência Hospitalar para o atendimento das situações urgentes e emergentes”.
Para uma “boa gestão da prestação de cuidados de saúde”, o CHBV pede a colaboração da população neste período: “Todos os doentes que apresentem sintomas agudos (tosse, febre, dor de garganta/ouvidos) devem procurar apoio junto da linha telefónica SNS 24 (808 24 24 24) ou devem dirigir-se aos Centros de Saúde/Unidades de Saúde Familiar”.
O CHBV garante que as equipas estão “preparadas para receber, tratar e, se for o caso, encaminhar para os Serviços de Urgência todos os doentes que considerarem necessitar de terapias hospitalares específicas”.
O Plano de Contingência para este inverno “define estratégias, de forma organizada, que operacionalizam diversas medidas perante o aumento de incidência das infeções respiratórias/gripe”.