Entre os próximos dias 16 e 29 de Outubro, a Greenpeace visita oito cidades portuguesas, ente asn quais a de Aveiro, com actividades de sensibilização para «alertar os consumidores portugueses para a destruição causada pela pesca de profundidade em alto mar e pressionar as grandes cadeias de distribuição alimentar a acabar com a venda de espécies de peixe de profundidade», noticia o Ambiente On Line.
A roadtour Oceanos em Perigo começa em Lisboa, no dia 16, seguindo depois para Aveiro, Almada, Setúbal, Faro, Coimbra, Gaia e Porto.
Segundo o site, «Portugal é o oitavo país do mundo mais activo na pesca de arrasto em águas internacionais. Esta prática de pesca é considerada uma das mais destrutivas e insustentáveis e representa actualmente a maior ameaça à biodiversidade dos oceanos profundos.
No próximo mês de Novembro, a Assembleia Geral das Nações Unidas vai decidir sobre o futuro da resolução adoptada em 2006 para proteger os ecossistemas marinhos vulneráveis em águas internacionais das práticas de pesca destrutivas. «Até à data, as medidas claras acordadas entre nações de pesca não foram efectivamente implementadas e o mar profundo continua desprotegido», alerta a Greepeace em comunicado.
Esta iniciativa da Greenpeace foi lançada em Paris a 30 de Setembro e passará por diversas cidades de França, Portugal e Espanha – os três países europeus mais activos na pesca de profundidade em alto mar.