O Governo «pressionou os sindicatos para que não interviessem em defesa dos trabalhadores nesta situação», dizem os comunistas de Aveiro em comunicado difundido este sábado no segundo e último dia de um programa de visita do Primeiro-Ministro, José Sócrates ao distrito com um programa de apresentação de investimentos.
A Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP diz no comunicado que a visita do Primeiro Ministro é uma «mera encenação eleitoralista, de fuga à realidade, destinada a escamotear os problemas e a preparar a sua próxima visita ao distrito na próxima semana, na pele de Secretário Geral do PS e no quadro do respectivo Congresso», em Espinho.
Segundo o PCP, o desemprego registado no Distrito, em 31 de Dezembro de 2008, é «de 28937 trabalhadores, mas pela aplicação da taxa de desemprego corrigida do INE (10,1% no 3º trimestre de 2008) o número real de desempregados ultrapassa substancialmente os 40000. Acresce ainda que cerca de 100000 trabalhadores estão em regime de precariedade, donde resulta que mais de 1/3 da mão de obra do Distrito está em situação difícil ou muito difícil».