InícioAveiroGoverno disposto a aplicar 100 milhões de euros em Aveiro se a...

Governo disposto a aplicar 100 milhões de euros em Aveiro se a indústria investir na Defesa

O secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, apontou a reindustrialização como prioridade estratégica, com vários projetos em curso e reforço da ligação à defesa europeia, anunciando incentivos próximos dos 100 milhões de euros para apoiar esta transformação. Respondia à deputada do PSD Adriana Rodrigues que defende a integração da região de Aveiro nas novas cadeias de valor da indústria da defesa europeia, destacando Vale de Cambra como exemplo de território com capacidade instalada.

Na Comissão de Economia e Coesão Territorial, a deputada alegou o «dinamismo e a forte vocação exportadora do distrito, com base industrial sólida nas áreas da metalomecânica, moldes, automação e engenharia com condições para integrar consórcios europeus, criar emprego qualificado e impulsionar a reconversão para setores de maior valor acrescentado».

Num contexto em que o investimento na defesa assume crescente importância estratégica na Europa, devido aos conflitos armados, como as guerras em curso no Médio Oriente e na invasão da Ucrânia, Adriana Rodrigues considera que «este é um momento decisivo».

Destacou ainda o papel do European Defence Fund no «financiamento de projetos colaborativos entre empresas, centros tecnológicos e universidades, promovendo tecnologias críticas e a integração das PME, afirmando tratar-se de uma oportunidade para Portugal».

Notícias recentes