O Conselho de Ministros desta quinta-feira ratificou o Plano de Pormenor da Ponte Reada, em S. João de Ovar, permitindo a requalificação urbana de uma das entradas da cidade de Ovar através da consolidação de uma frente urbana da EN 109», segundo comunicado da autarquia.
A área de intervenção é superior a 18 hectares e «uma das principais vocações será a habitação uni e multifamiliar», mas também zonas de comércio e serviços, espaços públicos/equipamentos, estacionamento, a criação de novos arruamentos e zonas verdes.
A Câmara destaca no plano um moinho de água da Ribeira de S. João que, «dadas as suas características e especificidades construtivas, e pelo espaço envolvente, indicativos de uma identidade histórica e cultural da zona, merecerá um tratamento particular com vista à sua preservação e valorização».
Segundo o presidente da Câmara de Ovar, Manuel Alves de Oliveira, «trata-se de mais um instrumento de planeamento importante para o município de Ovar. Após a sua implementação, a cidade de Ovar e a freguesia de S. João ficarão dotadas de entradas mais condignas para os munícipes e visitantes».