A Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 será apresentada esta segunda-feira em Aveiro, na Universidade, às 15.00h, pelo ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, e a diretora-geral de Política do Mar, Helena Vieira.
Segundo comunicado, a sessão decorre em formato exclusivamente presencial, pressupondo inscrição prévia. As inscrições deverão ser efetuadas através do endereço https://www.dgpm.mm.gov.pt/cp-enm-aveiro
A Estratégia Nacional está em consulta pública até 2 de novembro.
Antes da sessão na Universidade, durante a manhã, o ministro visitará a Composite Solutions, que produz equipamentos marítimos, nomeadamente plataformas e dispositivos para medição das condições do mar, e a Algaplus, que cultiva macroalgas marinhas autóctones da costa do Atlântico, num «sistema em terra pioneiro na Europa e com certificação biológica».
Após a sessão, visitará o ECOMARE – Centro de Extensão e de Pesquisa em Aquacultura e Mar e Centro de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos
INFO
A ENM é um instrumento de política pública para o Mar que apresenta a visão, objetivos, áreas de intervenção e metas do país para o período 2021–2030, no que se refere ao modelo de desenvolvimento do oceano. Este modelo parte do oceano como um dos principais pilares de sustentabilidade do planeta, e está assente nos princípios da preservação e utilização sustentável dos recursos e serviços dos ecossistemas marinhos em harmonia com o desenvolvimento económico, social e ambiental que se pretende para Portugal até 2030.