Terça-feira, 8 Outubro 2024
InícioAveiroGNR prende alegado violador

GNR prende alegado violador

A GNR de Oliveira de Azeméis deteve ontem um operário da construção civil suspeito de violar seis mulheres com idades entre os 60 e os 80 anos, noticia o Diário de Aveiro.

«Cinco dos crimes terão ocorrido em 2002, nos concelhos de Oliveira de Azeméis e Ovar.

Depois de ser descoberto e identificado pela GNR em 2002, o suspeito, um operário da construção civil, de 50 anos, residente em Souto, Santa Maria da Feira, fugiu para a Bélgica e depois para a Alemanha, onde trabalhou sem nunca ter sido incomodado pelas autoridades policiais, apesar dos mandados de detenção internacionais emitidos para a Interpol e Europol.

Regressou há cerca de um mês, por causa da doença da mulher e saudades dos filhos e dos netos, e há duas semanas arranjou emprego como soldador.

Na passada quarta-feira, terá procurado uma das vítimas anteriores, com 72 anos, residente em Cucujães, Oliveira de Azeméis, e tal como alegadamente o fez em 2002, abordou-a por trás, ameaçou-a com a faca a violou-a, escapando de seguida, mas desta vez como já existiam mandados de detenção emitidos pelo Tribunal de Santa Maria da Feira foi detido pela GNR.
O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Oliveira de Azeméis, apoiado por dois militares do posto, montaram vigilância à casa do alegado violador e às 7.45 horas detiveram-no quando ela saía de casa. O suspeito foi sujeito a primeiro interrogatório e vai aguardar julgamento no estabelecimento prisional de Custóias.

Estudava as vítimas

O suspeito vigiava as vítimas, seguia-as e estudava o local onde consumava a violação. Agia de cara descoberta e sempre de manhã, em locais isolados, normalmente campos e matas, onde sabia não passar ninguém e assim não correr o risco de ser descoberto.
Abordava as vítimas por trás, armado com uma navalha que usava para as ameaçar, quando elas reagiam com alguma violência, explicou fonte policial. De acordo com a mesma fonte, numa das vezes, depois de consumada a violação, ainda roubou o dinheiro que a vítima tinha consigo.

Quatro das seis violações alegadamente consumadas por este homem ocorreram nas freguesias de Loureiro, S. Martinho da Gandara e Cucujães, concelho de Oliveira de Azeméis. As outras duas ocorreram em S. Vicente de Pereira, Ovar.
Estas freguesias confinam umas com as outras e com a freguesia de Souto onde reside o alegado violador. A última vítima já tinha sido violada, alegadamente pelo mesmo homem, em Junho de 2002.
Segundo a legislação portuguesa o crime de violação é punido com uma pena de prisão entre os três e os 10 anos.» (Diário de Aveiro)

Notícias recentes