O Comando de Aveiro da GNR mobilizou militares da investigação criminal, da ordem pública, cães e da valência territorial para «dar segurança» a cerca de 200 mil visitantes da festa do S.Paio da Torreira resultando na deteção de condutores com excesso de álcool, tráfico e consumo de drogas, contrafação e campismo sem licença.
Entre os dias 5 e 8 deste mês setembro, no recinto da festa e zonas adjacentes da romaria foram detetados 12 condutores com excesso de álcool, um foi detido por apresentar uma taxa crime, além de um sem carta e dois detidos por tráfico de estupefacientes. A GNR apreendeu de 60 doses de haxixe e elaborou três autos de contraordenação por consumo de cocaína e haxixe.
Foram ainda elaborados três autos de notícia por crime de contrafação, com a apreensão de 56 pares de sapatilhas e 21 carteiras de senhora e 30 autos de contraordenação pela prática de campismo ocasional sem licença.
Na fiscalização a estabelecimentos comerciais e de venda ambulante foram ainda elaborados sete autos de contraordenação com a colaboração da Autoridade Tributária.