Os municípios da Grande Área Metropolitana de Aveiro esperam uma comparticipação comunitária de 70 milhões de euros para os projectos que totalizam um investimento de 100 milhões de euros.
Está terminado o Plano Territorial de Desenvolvimento do Baixo Vouga e a lista de projectos foi elaborada segundo uma parceria entre a GAMA e a Universidade de Aveiro.
No capítulo da Modernização Administrativa «foi aprovada recentemente pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional da Região Centro, a candidatura do do projecto de modernização administrativa denominado “Operação +Maria”, com um valor de 2,3 milhões de euros (e uma comparticipação de 1,46 milhões de euros), segundo comunicado da GAMA, difundido após uma reunião da Junta metropolitana, realizada esta segunda-feira.
As acções a realizar na Associação e em todos os Municípios associados são na área dos serviços de atendimento integrado, da contratação pública electrónica, da gestão e tramitação documental e dos sistemas de informação geográfica.
Entretanto, a GAMA e a Universidade de Aveiro estão a elaborar uma candidatura às Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação, enquadrada no Plano Territorial de Desenvolvimento, «em parcerias institucionais e na aposta no crescimento da nossa região ao nível destas duas importantes componentes da criação de emprego e de riqueza: a competitividade e a inovação».
Polis da Ria de Aveiro
– estruturação com entidades do Ministério do Ambiente (que lideram o processo) do programa “Polis da Ria”, tendo como base o Plano Intermunicipal de Ordenamento da Ria da Aveiro (“Unir@Ria”) e apostando na valorização e na qualificação da Ria de Aveiro. A obra de desassoreamento da Ria foi assumida como a de primeira prioridade, mantendo a Associação de Municípios uma grande preocupação no que respeita à definição e à implementação do novo modelo de gestão da Ria de Aveiro.
O turismo é uma «aposta renovada» e a GAMA «continua a realizar trabalho de acompanhamento da criação e activação da nova Região de Turismo do Centro (que se encontra em regime de instalação), possuirá delegações, de entre as quais a respeitante ao Pólo de Marca Turística da Ria de Aveiro correspondente ao território da NUTIII do Baixo Vouga e da (nova) Associação de Municípios».