Sábado, 14 Dezembro 2024
InícioAveiroGAMA espera apoio de 70 milhões

GAMA espera apoio de 70 milhões

Os municípios da Grande Área Metropolitana de Aveiro esperam uma comparticipação comunitária de 70 milhões de euros para os projectos que totalizam um investimento de 100 milhões de euros.

Está terminado o Plano Territorial de Desenvolvimento do Baixo Vouga e a lista de projectos foi elaborada segundo uma parceria entre a GAMA e a Universidade de Aveiro.

No capítulo da Modernização Administrativa «foi aprovada recentemente pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional da Região Centro, a candidatura do do projecto de modernização administrativa denominado “Operação +Maria”, com um valor de 2,3 milhões de euros (e uma comparticipação de 1,46 milhões de euros), segundo comunicado da GAMA, difundido após uma reunião da Junta metropolitana, realizada esta segunda-feira.

As acções a realizar na Associação e em todos os Municípios associados são na área dos serviços de atendimento integrado, da contratação pública electrónica, da gestão e tramitação documental e dos sistemas de informação geográfica.

Entretanto, a GAMA e a Universidade de Aveiro estão a elaborar uma candidatura às Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação, enquadrada no Plano Territorial de Desenvolvimento, «em parcerias institucionais e na aposta no crescimento da nossa região ao nível destas duas importantes componentes da criação de emprego e de riqueza: a competitividade e a inovação».

Polis da Ria de Aveiro
– estruturação com entidades do Ministério do Ambiente (que lideram o processo) do programa “Polis da Ria”, tendo como base o Plano Intermunicipal de Ordenamento da Ria da Aveiro (“Unir@Ria”) e apostando na valorização e na qualificação da Ria de Aveiro. A obra de desassoreamento da Ria foi assumida como a de primeira prioridade, mantendo a Associação de Municípios uma grande preocupação no que respeita à definição e à implementação do novo modelo de gestão da Ria de Aveiro.

O turismo é uma «aposta renovada» e a GAMA «continua a realizar trabalho de acompanhamento da criação e activação da nova Região de Turismo do Centro (que se encontra em regime de instalação), possuirá delegações, de entre as quais a respeitante ao Pólo de Marca Turística da Ria de Aveiro correspondente ao território da NUTIII do Baixo Vouga e da (nova) Associação de Municípios».

Notícias recentes