Terça-feira, 3 Dezembro 2024
InícioAveiroFuncionário recebido à pedrada

Funcionário recebido à pedrada

Um grupo de jovens lançou pedras sobre o funcionário do santuário do parque de La Salette, em Oliveira de Azeméis quando tentou impedir acções de destruição de parte do património, denuncia a Fundação La Salette em comunicado difundido esta quarta-feira.

Quatro placas de identificação do circuito de manutenção foram vandalizadas, foram destruídas vasos e plantas que se encontravam dentro da gruta situada ao lado da capela e as velas e os restos de cera do crematório do santuário foram lançadas para o interior da gruta. «A acção dos vândalos só foi parada com a intervenção do responsável do santuário não sem que este tenha sido alvo de arremesso de pedras por parte dos jovens», diz a Fundação La Salette.

A Fundação recorda que «em Abril passado os prejuízos causados rondam os três mil euros. Após trabalho de investigação levado a cabo pela GNR de Oliveira de Azeméis foram identificados os autores dos actos de vandalismo tendo seguido o procedimento normal na justiça.
Em Abril deste ano o parque, sob a gestão da Fundação La Salette, foi alvo de vandalismo, acto repudiado de imediato por toda a comunidade que manifestou a sua revolta.»

Três meses depois, a destruição voltou. «Com o regresso de mais actos de selvajaria, os responsáveis da Fundação voltam a repudiar estas acções de quem persiste em continuar a agredir de forma violenta um espaço que é de todos os oliveirenses. São atitudes inqualificáveis de energúmenos mas que não colocam em causa os investimentos e as melhorias que a Fundação pretende introduzir na mancha verde da cidade».

Entretanto, a Fundação La Salette apresenta este sábado aos autarcas, numa sessão marcada para as 11:00h na estalagem S. Miguel, o estudo prévio do projecto de arquitectura paisagista para a recuperação do parque.

Outra apresentação do estudo está marcada para o dia 8 de Julho esta dirigida à população, «que os dirigentes da Fundação querem ver envolvida na discussão e na preservação do ex-libris de Oliveira de Azeméis».

Notícias recentes