«Nos próximos dias», os fiscais da empresa municipal MoveAveiro irão começar a multar os automobilistas que não exibam os comprovativos de estacionamento pago nos lugares de parquímetro, segundo o vereador Pedro Ferreira, noticia o Diário de Aveiro.
“Sem especificar o dia em que os fiscais começarão a autuar, o assunto foi abordado na reunião privada no âmbito do regulamento de trânsito, em fase de revisão.
O regulamento terá de voltar à Câmara e posteriormente à Assembleia
Municipal cuja maioria garantirá a aprovação do documento, com alterações à actual versão, designadamente, no que respeita a horários, aos cartões para residentes, lugares cativos, pré-pagamento, no sentido da «melhoria do regulamento», segundo o vereador.
Esta nova atitude segue-se a um período de «acção pedagógica» que os fiscais têm desenvolvido, alertando para a necessidade de pagar o estacionamento. O vereador está convicto que a acção pedagógica desenvolvida teve efeitos positivos e agora entendem que haverá «menos necessidade de multas».
Entretanto, na discussão do regulamento, os elementos da oposição socialista acabaram por provocar a retirada deste ponto da ordem de trabalhos. Segundo o vereador do PS, Marques Pereira, o regulamento, sobre o qual a oposição colocou «inúmeras reservas e lançou muitas sugestões, voltará numa próxima oportunidade», sendo que o PS «aguarda que contemple as sugestões».
Na mesma reunião, os vereadores socialistas apresentaram uma proposta para abertura de um concurso público para a elaboração de um plano de mobilidade no quadro do Plano Municipal de Ambiente e da revisão do Plano Director Municipal. Segundo Marques Pereira, o presidente da Câmara transmitiu que a tentativa de uma parceria com um privado para a elaboração de um plano daquele tipo saiu «gorada»”. (Diário de Aveiro) – notícia não disponível on line