A Feira de Artesanato de Aveiro – FARAV abre este sábado no novo Parque de Exposições de Aveiro, com a feira de Artesanato da Região de Aveiro, Mostra Nacional e internacional e Feira da Gastronomia Regional.
São 147 os artesãos que apresentam os seus trabalhos, 92 a trabalhar ao vivo no certame entre 158 instituições presentes.
No catálogo da feira, o Presidente da Associação de Artesãos da Região de Aveiro “A Barrica”, Evaristo Silva, reclama pela portaria que regulamenta o reconhecimento dos artesãoe das unidade produtivas artesanais e a organização e funcionamento da Registo Nacional do Artesanato.
Segundo aquele dirigente, este processo transitou do Governo anterior para o actual e “segundo nos foi dito pelo Secretário de Estado durante a audiência nos concedeu, tinha misteriosamente desaparecido”.
Mas o presidente está confiante, esperando que durante este Verão a Portaria seja publicada. Ultrapassada essa fase, “iniciar-se-á então, o processo de emissão das cartas de Artesão, no qual as Associações desempenharão um papel fulcral em articulação com a Federação”.