A possibilidade da Associção Empresarial de Portugal mudar a Exponor de Matosinhos para o Europarque da Feira pode baralhar os planos de formação da Grande Área Metropolitana de Aveiro.
A importância da Exponor e a consequente criação de uma relação mais forte entre a Feira e o Porto pode transferir os planos de integar aquele concelho para fora do distrito de Aveiro.
Há uma ideia aparentemente consensual de que a Feira integrará a Grande Áreana Metropolitana de Aveiro, aliás partilhada pelo secretárioo de estado da Administração Local, Miguel Relvas.
Contudo, admite-se que este novo posicionamento da Exponor no Europarque possa mudar o cenário e transferir a Feira para o Porto, ficando Aveiro sem um concelho de relevante importância na futura Área Metropolitana.
Aliás, a vontade do presidente da autarquia feirense é de pertencer ao Porto, mas a sua posição final parece ainda não estar totalmente definida.
Alfredo Henriques já defendeu a participção da Feira na Área Metropolitana do Porto e numa fase seguinte disse estar a aguardar pelos debates sobre o tema e de um estudo que avaliou diferentes hipóteses de participação do concelho.
Nesses debates, entre outras figuras, Marques Mendes, Valente de Oliveira, João Cravinho e os líderes distritais de Aveiro do PS e do PSD, Alberto Souto e Ribau Esteves, defenderam uma àrea metroplitana de Aveiro que incluísse a Feira.