A Estação de caminhos-de-ferro de Estarreja será demolida este sábado e transformada num espaço moderno e funcional. A construção do novo edifício tem um prazo de execução de nove meses.
A empreitada implica ainda a construção de passagens desniveladas em Salreu (Cadaval) e Avanca (Arcã) e a construção dos caminhos de acesso às duas passagens superiores, obras também em execução.
Em Estarreja, as janelas, portas e telhado já foram retirados e as bilheteiras e sala de espera estão improvisadas num pré-fabricado.
A modernização da Estação, com construção de novas infra estruturas de apoio aos passageiros e de exploração ferroviária, está inserida nas obras em curso na Linha do Norte. O presidente da Câmara de Estarreja, José Eduardo Matos, espera que o projecto se traduza em “condições acrescidas para o concelho e para os utentes”.
A REFER está ainda a modernizar a Estação de Avanca com a construção de novas infra estruturas de apoio aos passageiros e de exploração ferroviária. “As obras em curso têm como objectivo principal oferecer estações e apeadeiros modernos e funcionais, tornar mais seguro o atravessamento da linha por peões e automobilistas desnivelando os seus pontos de passagem, melhorar a segurança e a qualidade do transporte ferroviário”.
Em Avanca edifício da Estação é para preservar. Os painéis de azulejos são “peças históricas – que a REFER acabou por ceder ao Município”. O rés-do-chão será para instalar sedes de colectividades locais com a concretização do “Ninho das Colectividades de Avanca” sendo que a Câmara vai preservar o imóvel procedendo a obras de restauro, reabilitação e adaptação.

