A Câmara de Santa Maria da Feira mantém as escolas do 1º Ciclo abertas durante as férias, como está a acontecer no Carnaval, no âmbito do Programa de Prolongamento de Horário e após o encerramento das aulas em período normal.
Segundo a Câmara é a solução para “um problema que aflige muitas famílias: ter onde ocupar os seus filhos após o encerramento das actividades lectivas”.
A autarquia considerou urgente o desenvolvimento de um programa que “evite, de forma preventiva, o abandono escolar precoce e o trabalho infantil e a necessidade de se ocupar as crianças após o encerramento das actividades lectivas”.
A este programa da Câmara aderiram cinco associações de pais. A escola propõe actividades lúdicas e pedagógicas durante cerca de três horas, a partir das 15:30h, mobilizando um técnico para grupos de 15 a 25 crianças.
Nestas férias de Carnaval, o programa consistiu na participação das crianças em ateliers de expressão plástica e musical, introdução à língua inglesa e, no último dia das férias, as crianças da Feira seguem até a Aveiro, numa “visita didáctica à cidade dos canais”.