A Escola Superior Aveiro-Norte terá aprovação em 2004, anunciou esta segunda-feira o Ministro dos Assuntos Parlamentares, Marques Mendes, durante a cerimónia do 30ºaniversário da Universidade de Aveiro.
Esta foi o “presente oferecido” por Marques Mendes à universidade, embora sem especificar a localização do novo estabelecimento de ensino a criar.
Este pormenor assume particular importância em cada um dos concelhos do Norte do distrito de Aveiro, interessados em receber o novo estabelecimento. São os caso de Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis ou Ovar.
O assunto fez parte do discurso da reitora Helena Nazaré, no quadro do “grave problema da falta de quadros intermédios”. Uma carência que, segundo a Reitora, é “agravada pela rápida obsolescência a que os saberes profissionais estão hoje sujeitos e pela tendência para o abandono escolar precoce por parte de muitos jovens”.
Segundo Helena Nazaré, o problema tem maior expressão na região do Douro e Vouga e, para contrariar esta situação, a Universidade iniciou no ano lectivo 2002/2003, o programa de formação pós secundária e requalificação de activos, coordenando quatro cursos de especialização tecnológica, com 80 alunos e “focados nas necessidades dominantes da região”. No presente ano lectivo aumentou para seis cursos e 120 alunos.

