Segunda-feira, 2 Dezembro 2024
InícioAveiroEscola prática da GNR de Aveiro pode fechar

Escola prática da GNR de Aveiro pode fechar

A unidade de instrução de Aveiro da GNR, que funciona nas instalações do antigo Batalhão de Infantaria (BIA), poderá ser encerrada, confirmou o subsecretário de Estado da Administração Interna, Fernando Rocha Andrade, noticia o Diário de Aveiro.

«Em entrevista ao Diário de Aveiro, a publicar esta semana, o governante revelou que existe um projecto que consiste em concentrar todos os serviços da Escola Prática da GNR em Portalegre, onde actualmente já funciona uma unidade de formação.

«Há uma certa utilidade em concentrar toda a formação numa só instalação. Aveiro não oferece quaisquer condições para concentrar todas as instalações, é inviável pensar nisso», referiu.

Segundo Rocha Andrade, a concentração de serviços em Portalegre insere-se na política destinada a «desenvolver o interior» através da criação de «grandes infra-estruturas».

Uma das dificuldades do projecto prende-se com o seu custo. «A questão é que o projecto de Portalegre é relativamente dispendioso», reconheceu o subsecretário de Estado da Administração Interna.
No entanto, o membro do Governo não esconde que se trata da opção preferida. «Tem de ser cuidadosamente ponderado, mas há uma certa preferência, se for economicamente viável, em concentrar toda a formação em Portalegre», afirmou ao Diário de Aveiro.

Rocha Andrade declarou ainda que «o impacto económico para Aveiro do encerramento da pouca componente de formação que existe» seria «absolutamente negligenciável», ao contrário do que sucederia em Portalegre. «Aveiro verdadeiramente não sentiria o impacto desse encerramento», ajuizou.

Se for adoptada esta solução, o antigo BIA poderá deixar de ser utilizado apenas pela GNR, que, além da unidade de formação, usa o espaço como instalações do Comando do Grupo de Aveiro e do Comando do Destacamento.

«Não está previsto que a GNR saia dali, mas é possível que haja uma redução do espaço ocupado e que esse espaço possa ser libertado para outros usos», assegurou. O «uso privado» é uma opção, assegurou o governante, admitindo que este processo conheça uma decisão este ano.

A Escola Prática da GNR tem a sua sede em Queluz (Sintra), subunidades de instrução em Aveiro e Portalegre e ministra «formação técnico-profissional e comportamental aos militares». (Diário de Aveiro)

Notícias recentes