A Escola Profissional de Aveiro, a FERPINTA e a HERCULANO acordaram a formação profissional de nível IV (12º ano), nas áreas da Soldadura, Serralharia e Mecânica Industrial, denominando-o de EPA FHER-TEC.
Entre 2022 e 2025 será ministrada «Formação Dual, de teor mais prático e específico, face às necessidades das empresas, e apoiado em tecnologia e equipamento de ponta».
Trata-se de uma «aprendizagem em contexto empresarial e à medida, em que se fomenta a relação entre o “mestre e aprendiz”, tem como grande missão melhorar a capacitação dos jovens, a sua integração profissional e ainda o prosseguimento de formação pós-secundária, já com um sentimento de pertença para com as Entidades que representam».
Segundo a EPA, um objetivo é «maior proximidade e envolvimento das empresas na formação profissional, nomeadamente na componente tecnológica e prática».
Na assinatura do protocolo de colaboração participaram, do Grupo Ferpinta-Herculano, Fernando Jorge Teixeira, Avelino Ribeiro, Adriano Ribeiro, João Vaz, Miguel Santos, Jacinta Amorim, Vanessa Gomes e José Mendes; e da Escola Profissional de Aveiro, Jorge de Almeida Castro e Cláudia Matos, João Tavares e Paulo Quina.