A WAM Investments, de Adelino da Costa Matos, informa que vendeu os 40 por cento que ainda detinha na ASM Industries (ASMI) ao sócio coreano CS Wind, que passa a controlar a empresa a 100 por cento.
A operação «decorre da alienação de 60% do capital, em meados de 2021, ao líder mundial de fabricantes de torres eólicas, tendo agora os dois sócios concluído que o caminho mais vantajoso para a empresa é o controlo total pela CS Wind».
Um efeito da cedência de posição, é a renúncia de Adelino Costa Matos ao cargo de presidente executivo da empresa.
Segundo Adelino Matos. «foi um ciclo fantástico onde, juntamente com uma grande equipa e o apoio dos principais stakeholders, transformámos a ASM Industries num dos maiores fabricantes de torres eólicas da Europa, após um ambicioso plano de expansão, focado no reforço de capacidade produtiva em Sever do Vouga e na criação da nova fábrica offshore, no Porto de Aveiro».
O fundador da ASMI conclui: «Sentimo-nos muito orgulhosos do nosso caminho, que foi de muita resiliência, ousadia e dedicação, tendo criado as bases de uma nova indústria offshore no nosso país, mais do que quintuplicando a empresa em seis anos, mas neste momento, o que melhor serve os interesses da empresa será o controlo exclusivo pelos sócios coreanos, para um novo ciclo que se iniciará».