São apresentados esta terça-feira hoje os resultados da circulação de táxis a gás num sessão pública sob o tema “Táxis ecológicos na cidade de Aveiro – Acção de Disseminação de Resultados da Demonstração”.
Desde Março circulam táxis da gás natural em Aveiro, Braga, Lisboa e Porto.
O programa da sessão desenvolve-se a partir das 15:30h com apresentação da “Demonstração da Utilização de Gás Natural em Frotas de Táxis”, seguindo-se uma intervenção da Direcção Geral de Transportes Terrestres, da Câmara de Aveiro e da Agência Regional de Energia e Ambiente da Ria.
Depois são divulgados os resultados da demonstração em Aveiro seguido de debate.
A iniciativa é da Associação Portuguesa do Veículo a Gás Natural e Direcção Geral de Transportes Terrestres, em colaboração com a Agência Regional de Energia e Ambiente da Ria e Câmara de Aveiro.
Na sessão pública serão entidades convidadas a ANTRAL e empresas de serviço de táxis locais, os STUA – Serviço de Transportes Urbanos de Aveiro, Agências de Energia e Ambiente e Associação de Municípios da Ria.
A Associação Portuguesa do Veículo a Gás Natural e a Direcção Geral do Transporte Terrestre demonstram a utilização de gás natural em frotas de táxis em quatro cidades.
Segundo uma nota da Câmara, «esta acção de demonstração pretende criar as condições necessárias para que os profissionais do sector dos táxis possam tomar contacto com a utilização do gás natural como carburante e avaliar a sua viabilidade.
Para os veículos com percursos urbanos e tipificados, o gás natural constitui cada vez mais uma alternativa aos combustíveis convencionais. Exemplo disso é a evolução que se regista nos últimos anos no número de países com veículos a gás natural. A nível mundial existem mais de 1,9 milhões de unidades em cerca de 40 países.
A utilização do gás natural como combustível já é prática comum em diversos países europeus, nomeadamente na Itália onde circulam mais de 360 mil veículos”.