A pedonização de duas ruas em Oliveira de Azeméis começam em Janeiro depois de consignada a obra à empresa. O prazo de construção é de um ano.
Segundo a Câmara, que avança para o fecho ao trânsito das ruas Bento Carqueja e António Alegria, os trabalhos têm um orçamento de 1,5 milhões de euros, com um apoio de 600 mil euros por parte do Programa de Urbanismo Comercial (URBCOM).
O presidente da Câmara, Ápio Assunção, diz que se trata de um projecto para “mudar o rosto da cidade e beneficiar a população e o comércio tradicional”.
Haverá mudanças na paisagem – o granito é o material de referência na pavimentação – e nas infraestruturas a nível do subsolo.
“A iluminação pública será constituída por luminárias e projectores inseridos nos pavimentos permitindo percursos luminosos, complementares e variados. De acordo com o projecto de concurso é assegurado um sistema de iluminação que contribuirá para evidenciar e valorizar as arquitecturas que definem o espaço urbano das construções existentes ao longo das duas artérias.
Além de mobiliário urbano (bancos, floreiras, papeleiras e baloiços pendulares) adaptado ao meio envolvente, e de nova pavimentação à base de granito, as ruas a intervencionar serão remodeladas com novas infraestruturas de abastecimento de água e redes separativas de saneamento (águas pluviais e residuais domésticas)”, segundo informação da Câmara.