Sábado, 14 Dezembro 2024
InícioAveiroDois cursos reconhecidos pela Ordem

Dois cursos reconhecidos pela Ordem

A licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial da Universidade de Aveiro acaba de ser oficialmente reconhecida pela Ordem dos Engenheiros. Segundo comunicado da UA, é uma «nova mais-valia para os alunos de um dos cursos da UA mais procurados pelo mercado de trabalho».

«O curso de Engenharia e Gestão Industrial teve o seu início de actividades no ano lectivo de 1988/89. Ministrado pelo Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da UA, este curso tem por base a análise, o projecto, o desempenho e o controlo de sistemas integrados de pessoas, materiais, equipamentos e energia.

Adequado já no ano lectivo de 2006/07 ao Modelo de Bolonha, a formação em Engenharia e Gestão Industrial, na UA, foi concebida para um percurso composto por dois ciclos (3+2 anos), conducente no final a um diploma de segundo ciclo em Engenharia e Gestão Industrial, que permita o acesso ao exercício de actividade profissional.

O objectivo do primeiro ciclo em Engenharia e Gestão Industrial é o de formar quadros com sólida formação nas ciências de base, que suporte a aprendizagem dos métodos de análise e de acção ao nível dos sistemas de engenharia, e com um domínio dos conceitos e métodos específicos das áreas de Gestão de Operações e de Sistemas de Informação (aplicados à Gestão de Operações). Para além disso, o curso visa
fornecer conhecimentos complementares das áreas de Economia, Gestão e Tecnologias de Produção. O exercício pleno da profissão de Engenheiro Industrial só será permitido após a conclusão do segundo ciclo.

A aposta num maior número de aulas teórico-práticas e práticas permite a criação de turmas de menor dimensão o que facilita a aplicação de outros métodos de ensino e de avaliação, nomeadamente: utilização de software para a resolução de problemas, a realização de trabalhos de grupo e pequenos projectos (que exigem, muitas vezes, a interacção com o meio industrial e/ou comercial envolvente), o recurso a apresentações orais (por vezes, em inglês) dos trabalhos realizados, a realização de visitas de estudo a empresas, entre outros. Estes métodos, além de permitirem aos alunos uma compreensão mais imediata da aplicabilidade das matérias leccionadas, contribuem para que estes adquiram melhores capacidades de relacionamento interpessoal e de comunicação e que entrem em contacto com o meio envolvente.

As pequenas e médias empresas industriais, cujo peso na estrutura produtiva do país é importante realçar, constituem o terreno de eleição para actuação dos licenciados em Engenharia e Gestão Industrial, pela preparação polivalente que lhes é fornecida
ao longo do curso. No entanto, também nas empresas de grande dimensão se sente a necessidade de profissionais que possam estabelecer ligações entre a gestão e as operações de produção.

Dado o seu conhecimento sobre o funcionamento dos processos de fabrico associados adiferentes tipos de sectores industriais e os conhecimentos de gestão global, económica e técnica que possuem, os licenciados em Engenharia e Gestão Industrial
ficam aptos a desempenhar funções na área de gestão das operações em empresas industriais dos mais diversos sectores, empresas de serviços ou organismos públicos.

O mercado de trabalho é vasto e diversificado pelo que se espera que estes licenciados, tal como tem sucedido desde o início deste curso, encontrem colocação com relativa facilidade no mais variado tipo de empresas, nomeadamente em empresas de consultadoria e auditoria, têxteis, indústria automóvel, cerâmica e vidro, electrónica e telecomunicações, bancos, seguradoras, empresas de moldes, plásticos,
indústrias metálicas e metalomecânicas, calçado, revestimentos, mobiliário, madeiras, cimentos, gabinetes de contabilidade e gestão, empresas de alimentação e bebidas, energia, indústria e comércio de frio, construção civil e imobiliárias e químicas.»

Notícias recentes