Sábado, 5 Outubro 2024
InícioAveiroDispensário ameaça ruir

Dispensário ameaça ruir

O edifício dos antigos Serviços de Luta Anti-Tuberculose (Dispensário SLAT) do concelho de Anadia, propriedade do Estado, está completamente abandonado, ameaçando ruir, noticia o Diário de Aveiro.

«Ostenta uma imagem de profunda deterioração, várias rachadelas, vidros partidos e o gradeamento está enferrujado.

“Os exteriores apresentam uma evidente inclinação e possuem rachas consideráveis, demonstrando que a sua ruína é uma verdadeira ameaça, o que, a verificar-se, poderá colocar em causa a segurança dos cidadãos que por ali passam”. O alerta é feito pelo deputado na Assembleia da República José Manuel Ribeiro, que acusa – num requerimento enviado ao ministro da Saúde – o Governo de deixar o dispensário SLAT, que “faz parte do património colectivo do concelho de Anadia, numa situação de total e completo abandono”.

O representante, eleito pelo PSD, acrescenta que o dispensário, outrora uma “menina dos olhos” dos anadienses, “apresenta, actualmente, uma imagem de desolação que deveria envergonhar o seu proprietário que é o Estado português”.

“Na verdade, quando o Estado não consegue tratar e preservar, convenientemente, o seu próprio património, revelando incúria, dá aos cidadãos uma péssima imagem de si próprio”.

José Manuel Ribeiro explica ainda que o mais grave é que antes do dispensário encerrar, “a Câmara Municipal de Anadia encetou vários contactos com os serviços regionais do Ministério da Saúde no sentido de o referido imóvel ser cedido à autarquia”. No entanto, “o Estado inviabilizou uma proposta da Câmara que asseguraria a preservação e a manutenção do imóvel”.

Nesse sentido, o deputado pretende saber se o Governo pensa proceder à recuperação do edifício. E se, em caso negativo, está disposto a chegar a um entendimento com a autarquia no sentido de resolver o problema». (JN)

Notícias recentes