Um homem de 47 anos foi detido no passado dia 1 pela GNR por falsificação do registo digital de tacógrafo (notação técnica) em Cesar, Oliveira de Azeméis, informou a Guarda esta sexta-feira. Foi constituído arguido e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Oliveira de Azeméis.
Conduzia um veículo pesado de mercadorias e «fazia uso de um cartão de registo digital de tacógrafo pertencente a um outro cidadão. Esta prática permitia ao condutor obter benefício ilegítimo nomeadamente através da adulteração do tempo efetivo de condução por si efetuado, bem como dos tempos de repouso legalmente exigidos», segundo a GNR.
O Posto Territorial da Gafanha da Nazaré também deteve, esta quinta-feira, um homem de 56 anos por falsificação de notação técnica, na freguesia Nossa Senhora de Fátima, Aveiro.
Este condutor também foi detido e constituído arguido. Os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial da Comarca de Aveiro.
Segundo a GNR, «a correta utilização do tacógrafo garante que o condutor do veículo pesado cumpra os períodos de descanso obrigatórios, prevenindo assim cansaço ao volante e possíveis acidentes rodoviários».