Foram detidos o presidente da Câmara de Espinho, três empresários e um chefe de Divisão da autarquia, informou a POlícia Judiciária esta segunda-feira – Segundo a Polícia Judiciária, os detidos «encontram-se indiciados pela prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, prevaricação, abuso de poderes e tráfico de influências». A investigação e a Operação Vórtex dirige-se a projetos imobiliários e respetivo licenciamento, respeitantes a edifícios multifamiliares e unidades hoteleiras, envolvendo interesses urbanísticos de dezenas de milhões de euros, tramitados em benefício de determinados operadores económicos.
A PJ refere que foram executadas «cerca de duas dezenas de buscas, domiciliárias e não domiciliárias, que visaram os serviços de uma autarquia local, residências de funcionários da autarquia e diversas empresas sedeadas nos concelhos de Espinho e Porto, tendo-se procedido à detenção de cinco pessoas».
Segundo a Polícia Judiciária, os detidos «encontram-se indiciados pela prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, prevaricação, abuso de poderes e tráfico de influências».