Terça-feira, 5 Novembro 2024
InícioAveiroDescoberta e destruição

Descoberta e destruição

Os vestígios mais antigos de uma embarcação, encontrados na costa portuguesa, foram localizado esta semana na área da Ria de Aveiro, datados entre os anos 1280 e 1420. A zona da descoberta localiza-se na área portuária de Aveiro, concretamente na zona em que a Administração do Porto de Aveiro realização obras de extensão do Terminal Norte. O Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática pretende parar as obras e proceder ao tratamento do achado.

Destruição Os trabalhos de expansão do terminal Norte do porto de Aveiro acabaram por destruir parte da estrutura do navio encontrado. Ficou por realizar o acompanhamento arqueológico que deveria anteceder as dragagens.

Segundo Francisco Alves, director do Centro, o que há a fazer é salvar o que se encontrar intacto e o que foi destruído.

Conforme o plano traçado, as peças em madeira serão enviadas para laboratório para a reconstituição, enquanto que, no terreno, os trabalhos poderão demorar cerca de dois meses.

Quanto à atribuição de responsabilidades, pela ausência doa acompanhamento arqueológico e destruição da embarcação, aguarda-se pela apreciação jurídica e do relatório apresentado ao Instituto Português de Arqueologia.

Notícias recentes