Comunicado, na íntegra, da reunião de Câmara de Aveiro, de 13 de Fevereiro.
– “Aprovação da adjudicação da Elaboração do Estudo Técnico e Económico-Financeiro da Empresa Municipal de Mobilidade, após concurso público, à Firma PERFORM – Projectos e Estudos de Organização e Desenvolvimento, S.A., pelo valor de 19.050 Euros.
Actualmente, o Município de Aveiro presta um conjunto de serviços de mobilidade à comunidade, através dos Serviços Municipalizados – STUA, da participação na Transria, da política de estacionamento tarifado e das concessões de parques de estacionamento, e foi pioneiro em Portugal na implementação e fomento do transporte gratuito em bicicletas, com as BUGAS. Neste contexto, a criação de uma empresa de mobilidade que integre estes serviços, pode tornar-se um projecto central e fundamental para o desenvolvimento de Aveiro.
A melhoria da mobilidade no espaço municipal deve ser um objectivo prioritário da actuação municipal, que deve retirar das zonas centrais de Aveiro grande parte do parque automóvel e fomentar o recurso a outro tipo de transporte. De facto, um dos factores de desenvolvimento da economia local passa pelo fomento da mobilidade urbana, promovendo desta forma a inclusão social.
Partindo deste pressuposto é vontade da Câmara Municipal de Aveiro – e uma das suas competências no âmbito do planeamento e desenvolvimento – criar e gerir redes de circulação de transportes integrados no património municipal ou colocados por lei sob a administração municipal.
Os objectivos deste estudo de viabilidade passam por integrar os diversos modos de transporte público com participação municipal existentes; analisar as potenciais áreas de negócios associadas a um sistema global de mobilidade; clarificar os custos e formas de financiamento do sistema de transportes e mobilidade municipal; inventariar a oferta de transportes no município nos diversos modos; identificar as áreas de contacto e nível com outros sectores de actuação municipal; identificação dos custos (económicos, ambientais e sociais) do não transporte colectivo e do recurso à viatura privada; e proposta de cenários do modelo de gestão e dimensionamento da estrutura da eventual empresa municipal a criar, atendendo às potenciais áreas de negócio;
– Aprovação da doação de um terreno à Diocese de Aveiro para a construção da Igreja de Santiago. O terreno possui uma área de três mil metros quadrados e está localizado na entrada do Parque de Santiago;
– Aprovação do Projecto de Arquitectura do Pavilhão do Clube do Povo de Esgueira.
De acordo com o programa solicitado a infra-estrutura será dotada de um campo de jogos, de três campos de treino, instalações destinadas a atletas, treinadores e árbitros – concretamente balneários e vestiários –, gabinetes, posto médico, área administrativa, estacionamento exterior coberto, instalações técnicas e lavandarias, espaços complementares à preparação física dos atletas e outros participantes, tais como sala de máquinas de musculação e ginásio, área destinada à Comunicação Social com sala de traduções, sala de transmissões, e áreas destinadas ao público, designadamente, bilheteiras, bancadas, acessos, instalações sanitárias, sala de assembleias, bar e cozinha”.