Um debate sobre os «Desafios e Oportunidades numa Europa Alargada» está marcada para esta quinta-feira em Aveiro com várias perguntas em cima da mesa.
O Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais e a Associação Industrial do Distrito de Aveiro e a Universidade de Aveiro perguntam se «Os novos membros criam mais oportunidades para os agentes económicos ou são essencialmente concorrentes em sectores-chave da economia portuguesa? quantos novos membros pode a Europa receber nos próximos 10 anos? Que países têm mais possibilidades de aderir? Será que é imperioso definir claramente os limites da Europa? Em segundo lugar, discutir as implicações que estes processos têm para os actuais membros, nomeadamente Portugal, sobretudo no que toca ao sector económico/empresarial: a entrada de novos países enfraquece a posição de Portugal no contexto da União Europeia?».
O debate começa às 15:00h no auditório 10.1.3 do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, na UA, com as participações de João Gata, Director Geral do Departamento de Prospectiva e Planeamento do Ministério do Ambiente, António de Figueiredo Lopes, ex-Ministro da Administração Interna, e ex-Secretário de Estado da Defesa, André Magrinho, Adjunto do Presidente da AIP e Henrique Diz, Professor do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro.